28 de março de 2024
Notícias

Livro-reportagem “Mãos que trazem à luz: memórias das parteiras de Oeiras-PI”, será lançado em live dia 21 de setembro

Este é o primeiro livro da escritora e jornalista Sandy Swamy, 25 anos, que carrega em seu currículo prêmios de “Melhor Reportagem” e “Mulher de Expressão”.

O livro-reportagem “Mãos que trazem à luz: memórias das parteiras de Oeiras-PI”, será lançado de forma online no dia 21 de setembro às 19h, em uma live transmitida no You Tube, através do canal da escritora Sandy Swamy. (Clique aqui e acesse o canal)

A obra busca salvaguardar a cultura do Estado através do relato de parteiras tradicionais que realizam esse ofício milenar no sertão do Piauí. Este é o primeiro livro da escritora e jornalista Sandy Swamy, 25 anos, que carrega em seu currículo prêmios de “Melhor Reportagem” e “Mulher de Expressão”. A jornalista e professora mestra Lana Krisna, é coautora da obra.

“A obra da voz a mulheres que no ato de partejar trazem nas mãos o amparo para chegada de mais uma criança ao mundo. Apresenta mães que em meio a dor e espera veem no auxílio da parteira cumplicidade e acolhimento. Estes são os personagens reais que dão vida e emoção para o livro-reportagem”, diz Sandy Swamy.

O livro é resultado do trabalho de Conclusão de Curso de Sandy Swamy na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Natural de São Paulo, mas com raízes familiares em Oeiras, Sandy Swamy encontrou na Capital da Fé o refúgio para morar e a inspiração para pesquisar e escrever.

Já Lana Krisna, foi orientadora de Sandy no TCC e a acompanhou durante todo o processo para publicação do livro. Lana, nasceu em Simões, e em Picos encontrou refúgio para sua profissão.

No livro-reportagem “Mãos que trazem à luz: memórias das parteiras de Oeiras-PI”, a escritora leva a perceber que as parteiras fazem parte da nossa história e precisam ser conhecidas e eternizadas.

“O livro também aborda questões ainda pouco discutidas e que são importantes no que tange à saúde pública, uma delas é como grande parte da população está nascendo em nosso país. Na obra é apresentado o percentual de cesarianas realizados na região Nordeste, onde cerca de 90% dos partos da rede privada são cesárias, e nos hospitais públicos esse número fica entre 35% a 40%. Dados que alertam para o alto índice de parto cesariano, ultrapassando os 15% recomendados pela OMS”, afirma Sandy Swamy.


Livro ” Mãos que trazem à luz: memórias das parteiras de Oeiras-PI”. Autora: Sandy Swamy Silva do Nascimento. Coautora Lana Krisna de Carvalho Morais. Editora: Appris. 117 páginas.

0 Comentários

Dê sua opinião: