Um dos telescópios desenvolvidos por estudantes da Rede Estadual do Piauí está em Londres e foi entregue, nesta quinta-feira (26), ao físico George F. Smoot, vencedor do Prêmio Nobel de Física. A peça é resultado de uma experiência pedagógica nas aulas de Robótica e Tecnologia em escolas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí.
O equipamento foi construído por estudantes dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Júlia Nunes e Cristino Castelo Branco, em Teresina. Produzido majoritariamente com peças impressas em 3D, o telescópio foi uma das atrações nos estandes do Seduckathon 2025, maior hackathon de escolas públicas do mundo, despertando atenção pela criatividade e tecnologia.
Foto:Tron Robótica Educativa
Para Rayla Sousa Oliveira, estudante do Ceti Júlia Nunes e medalhista da MOBFOG 2025, participar da construção foi uma experiência marcante.
“Foi transformador. A sensação de ver as ideias ganharem forma e saber que nosso esforço chegou às mãos de um ganhador do Nobel é motivo de muito orgulho, realização e gratidão”, disse a jovem.
Já para Jonas Pereira, estudante do Ceti Cristino Castelo Branco, o projeto abriu portas para descobertas.
“Eu nunca tinha usado uma impressora 3D e poder montar um telescópio e, depois, observar os astros com ele foi maravilhoso. E agora saber que essa peça chegou até um Prêmio Nobel de Física, é indescritível”, relatou.
0 Comentários
Dê sua opinião: