19 de fevereiro de 2026
Brasil

Prova de baliza deixa de ser obrigatória para habilitação na categoria B a partir desta quinta (19)

As alterações seguem o novo manual da Secretaria Nacional de Trânsito, que também aumenta o limite de faltas permitidas antes da reprovação.

Redação Coluna Bruna Carvalho

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) anunciou que a prova de baliza não é mais obrigatória para a categoria B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta quinta-feira (19)

As alterações seguem o novo manual da Secretaria Nacional de Trânsito, que também aumenta o limite de faltas permitidas antes da reprovação.

A categoria B é destinada a condutores de veículos automotores de 4 rodas, com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg e lotação máxima de 8 lugares (excluindo o motorista). A exigência permanece válida para as demais categorias. 

Foto: Detran-PI

Outra mudança é o aumento do número de faltas necessárias para reprovação. Antes, o candidato era reprovado ao cometer quatro faltas; com o novo manual, esse número passa para 11 faltas.

O novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) também elimina as chamadas faltas eliminatórias. Com isso, o candidato só poderá ser reprovado automaticamente caso o examinador identifique que ele não possui condições mínimas de conduzir o veículo com segurança, conforme avaliação técnica durante a prova prática.

Segundo a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, a mudança busca tornar o processo mais alinhado à realidade do trânsito atual. “Estamos atualizando os procedimentos conforme as diretrizes nacionais, priorizando uma avaliação mais técnica e justa, focada na capacidade real do candidato de conduzir com segurança nas vias públicas”, afirmou a gestora.

As novas regras passam a valer para todos os candidatos, inclusive aqueles que já se encontram em processo de obtenção da CNH. A marcação das provas práticas deve ser feita pelas autoescolas ou instrutores autônomos credenciados ao Detran-PI.

0 Comentários

Dê sua opinião: