O primeiro longa de Rivanildo Feitosa, As 7 Marias, terá apresentação especial dia 20 de novembro, na Vila Poty, no Poty Velho e outra exibição no dia 21, teremos outra exibição, no MIS - Museu da Imagem e Ação, centro de Teresina.
As 7 Marias é um longa-metragem documental que ressignifica a lenda centenária e mais popular do Piauí, a Lenda do Cabeça de Cuia. Trazê-la para a atualidade, com o crescimento das violências contra a mulher e o feminicídio, é mais que necessário. Nela, o pescador Crispim mata a mãe e vira o monstro das águas, e só voltaria a forma humana quando devorar sete Marias virgens.
Foto: Divulgação
Em 2025, a Lei do Feminicídio comemora 10 anos no Brasil. No Piauí, foram 301 casos de feminicídio no período de 2015 a 2025 (Dados Secretaria de Segurança Pública). Um crescimento de 20% nos últimos dois anos, considerado um dos maiores do Nordeste.
A lenda do Cabeça de Cuia está viva no inconsciente coletivo de crianças, jovens e adultos de Teresina, presença reforçada e materializada no principal ponto turístico da cidade - uma escultura gigante de nove metros de altura no encontro dos rios Poty e Parnaiba.
Foto: Divulgação
O documentário traz novas versões da lenda, contadas por populares, que lidam diariamente com essas narrativas em transformação, através de oralidades e da vivência em torno dos rios.
Qual a relação da lenda do Cabeça de Cuia com a violência real? A obra traz depoimentos de moradores do Poti Velho, artesãos e pescadores, além de historiadores e especialistas em lendas e violências domésticas, usando elementos regionais como repente, cordel, literatura, artesanato e performance de dança para reflexões sobre todas as formas de violências domésticas, usando o Cabeça de Cuia como parâmetro reflexivo.
Lendas não morrem, mas podem ser ressignificados.
Foto: Divulgação
Agenda de exibições especiais
Dia 20 de novembro - Villa do Poty (Poti Velho)
Dia 21 de novembro - MIS Teresina/centro
Novas datas serão apresentadas em breve.
0 Comentários
Dê sua opinião: