08 de novembro de 2025
Cinema

Mostra Piranhão de Cinema inicia nesta sexta (7) com exibições de filmes, debates e oficinas com cineastas

Evento terá programação simultânea em diferentes cidades; em Teresina, as atividades acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS).

A III Mostra Piranhão de Cinema tem início nesta sexta-feira (7) com uma programação que inclui exibições de filmes, debates sobre o audiovisual, oficinas e consultorias voltadas a pessoas que têm interesse na produção fílmica. O nome “Piranhão” resulta da junção de Piauí e Maranhão, estados aos quais as atividades são direcionadas. A programação, que segue até domingo (9), terá exibições simultâneas em oito cidades — duas maranhenses (São Luís e Timon) e seis piauienses (Teresina, Campo Maior, Oeiras, Picos, Piripiri e Uruçuí).

A maior parte da programação será realizada em Teresina. A abertura oficial está marcada para as 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Rua Barroso, nº 1161, Centro. A mesa de abertura tem como tema “Cinema e a performance do filmar: Estética, empirismos e reinvenção cinematográfica no Piranhão” e terá como convidados os cineastas Elara A. Moretz-Sohn, Tássia Araújo, Valéria Portela e Tipuá. A mediação será feita pelo cineasta Weslley Oliveira. Em seguida, serão feitas as exibições dos filmes “Fuga”, “Torquato Neto”, “Boi de Salto”, “Melancolia” e “Caldeirão”.

Foto: Divulgação

No sábado (8) e no domingo (9), o evento contará com uma programação híbrida, com atividades presenciais e virtuais ministradas por profissionais reconhecidos nacionalmente. A oficina “Produção Audiovisual Independente – Da Propriedade Intelectual à Prestação de Contas” será ministrada pela cineasta Keyti Souza, sócia-diretora executiva da Têm Dendê Produções e diretora administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan). As aulas acontecem nos dias 7 e 8, das 9h às 12h, na Sala de Desenho do Curso de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no bairro Ininga, zona Leste de Teresina.

Em sua terceira edição, a Mostra Piranhão de Cinema traz uma homenagem a Torquato Neto, cineasta piauiense referência por ter transformado o cinema em resistência, poesia e invenção. Um dos destaques da mostra é a sessão "Cinema Marginal Piauiense", onde será feita uma exibição de filmes gravados em Super 8 nos anos 70. Alguns deles, serão exibidos pela primeira vez.

Foto: Divulgação

A mostra também contará com uma programação cultural. No primeiro dia do evento, na sexta (7), um baile de reggae marcará o “after” da abertura, com os DJs 15, Erick Som, Selecta Coruja e Miles, no espaço Cultura na Faixa, no Centro de Teresina. O encerramento, no dia 9, também terá atrações musicais, com o DJ 15, Erick Som e a banda Caju Pinga Fogo, no Centro Cultural do Centro.

0 Comentários

Dê sua opinião: