04 de fevereiro de 2026
Piauí

Parnaíba ganhará Hospital Universitário e novo campus do IFPI

Na ocasião, anunciou também a criação de um novo campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Em agenda no município de Parnaíba, no Piauí, o ministro da Educação, Camilo Santana, lançou, nessa segunda-feira (2), a pedra fundamental do prédio acadêmico e do hospital universitário (HU), e assinou o termo que autoriza a licitação da obra de revitalização do restaurante universitário da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). 

Na ocasião, anunciou também a criação de um novo campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Foto: Divulgação

Melhorias no campus

Com cinco pavimentos, o prédio acadêmico terá 42 salas de aula, quatro laboratórios de informática, quatro salas multiuso para fortalecimento das ações de inovação pedagógica e uma área para instalação da biblioteca, com ampliação dos espaços voltados ao acervo e mais locais de estudos individuais e em grupo. As salas de aula atenderão diretamente a cinco cursos da UFDPar: administração, contabilidade, economia, pedagogia e o novo curso de inteligência artificial, beneficiando 1,2 mil estudantes. Já a biblioteca, os laboratórios e as salas multiuso beneficiarão os 4 mil alunos da universidade.

IFPI

A nova unidade do IFPI anunciada pelo ministro durante o evento será implantada no município de Luzilândia (PI), na região do Delta do Parnaíba. O campus faz parte de um total de cinco novos campi de institutos federais previstos na Resolução nº 12/2026, publicada em 27 de janeiro neste mês , que também inclui a construção e a ampliação de 117 escolas indígenas e a melhoria e a ampliação da infraestrutura de institutos e universidades federais com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Outros três novos campi do IFPI estão previstos para serem construídos no estado: Altos, Barras e Esperantina. As unidades integram a expansão dos mais de 100 novos campi de Institutos Federais pelo Brasil, que devem gerar 141 mil novas vagas de educação profissional e tecnológica quando estiverem concluídas.

0 Comentários

Dê sua opinião: