12 de julho de 2024
BC Rápidas

Carreata de Respeito trás mais uma vez o foco na conscientização e esperança no Outubro Rosa

A iniciativa teve como objetivo lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, incentivando a população a cuidar da saúde e realizar exames regulares.

No dia 28 de outubro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí (RFCC) realizou a 3ª Carreata de Respeito em prol da conscientização sobre o câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. A concentração teve início às 7 horas da manhã no Sesc Cajuina. Sob o lema "O câncer tem cura desde que diagnosticado precocemente, cuide-se! Consulte um médico com regularidade!", o evento reuniu dezenas de carros, e outros transportes como bicicleta, em uma demonstração de solidariedade, apoio e esperança.

A iniciativa teve como objetivo lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, incentivando a população a cuidar da saúde e realizar exames regulares.

Carmen Campelo, presidente da RFCC, destacou a relevância desses eventos durante o mês do Outubro Rosa. “O importante é lembrar as pessoas a importância do diagnóstico precoce, de se cuidar e, ainda, a devastação do quanto o câncer de mama ainda mata”, ressalta.

Foto: Divulgação

Para a voluntária Lenora Campelo, a prevenção é sempre a melhor opção. "Quanto mais pessoas lembrarem dos seus exames, a gente terá conseguido nosso objetivo", completa a voluntária.

A carreata contou com a participação de diversos membros da comunidade, incluindo Cristian Ramos Dourado, membro do Grupo de ciclistas Filhos do Sol Biker’s e um profissional de TI, que ressaltou a importância da conscientização para todos, não apenas as mulheres. “É uma mensagem de reforço em relação à conscientização. Apesar de ser o Outubro Rosa, algo voltado ao público feminino, é algo que também reforça a questão da conscientização dos homens. Porque até eles podem ter, vim a ter o câncer de mama, segundo estudos 1%. É muito importante a gente ter os exames periódicos, como eles tavam relatando aqui, que muita coisa eu não sabia."

O evento teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que se fez presente para garantir a segurança da carreata. O oficial da Polícia Federal Rodoviária, Leandro Caldas, comentou sobre o apoio à causa: "Fomos solicitados aqui para dar esse apoio a uma causa justa, uma causa que todo mundo entende a luta e que é uma luta diária. A PRF, como uma das precursoras dessa questão de sempre dar apoio à sociedade nessas causas nobres, veio aqui no sentido de apoiar nessa carreata e fazer uma sinalização mais segura para que a carreata corresse de forma eficiente e segura."

A 3ª Carreata de Respeito no Piauí, realizada pela RFCC, contou com o apoio também da Strans, Lions, Grupo de ciclistas Filhos do Sol Biker’s, Grupo Carros Antigos e da Sucesso Publicidade com o carro
do Paraíba, mostrando que não foi apenas um evento de conscientização sobre o câncer de mama, mas também um lembrete da importância do apoio e luta mútua da sociedade contra o câncer e oferecer esperança às pessoas afetadas por essa doença.

0 Comentários

Dê sua opinião: