12 de julho de 2024
BC Rápidas

Estádio Governador Alberto Tavares Silva completa 50 anos

Inaugurado em 1973, o Albertão está entre os dez maiores estádios de futebol do Brasil.

Redação Coluna bruna Carvalho

O estádio Governador Alberto Tavares Silva, ou simplesmente Albertão, completou 50 anos nesse sábado, 26 de agosto. Com meio século de muitas histórias entrelaçadas com as histórias de vida dos piauienses, o gigante da Redenção, como é carinhosamente chamado pelos amantes do futebol, merece todas as homenagens.

Inaugurado em 1973, o Albertão está entre os dez maiores estádios de futebol do Brasil e, atualmente, tem capacidade para 54 mil torcedores, segundo Numeriano Sá Filho, funcionário do estádio há 49 anos. Numeriano conta que o auge do Albertão e do futebol no estado aconteceu durante a década de 1970. 

Foto: Divulgação

“Pela primeira vez o Piauí participou de um campeonato nacional de clubes e logo depois veio a seleção brasileira jogando contra o Paraguai, Argentina e Lituânia. Além de grandes clássicos do futebol no campeonato brasileiro”, disse.

A primeira partida disputada no Albertão foi Tiradentes-PI x Fluminense, para um público de mais 30 mil torcedores, pelo Campeonato Brasileiro, na tarde de 26 de agosto de 1973. O jogo terminou 0 a 0, mas o duelo ficou em segundo plano devido a uma das maiores tragédias do futebol nacional.

0 Comentários

Dê sua opinião: