12 de julho de 2024
BC Rápidas

Rotary Club Piçarra é destaque nacional por estímulo à práticas de empoderamento feminino

O Rotary Piçarra ficou em segundo colocado nacional num ranking de projetos de empoderamento feminino, recebendo o título Safira.

Empoderar meninas por meio de projetos voltados para educação e esportes foi uma das métricas do Rotary Club de Teresina Piçarra durante a gestão 2022-2023, presidida por Ricardo Resende. O alinhamento aconteceu também a nível internacional, desde 2019, quando Jennifer E. Jones se destacou por ser a primeira mulher a assumir a gestão do Rotary Internacional.

Pelos investimentos e incentivos em prol dessa causa, o Rotary Piçarra ficou em segundo colocado nacional num ranking de projetos de empoderamento feminino, recebendo o título Safira.

Na última quarta-feira (30), durante sua 5ª Reunião Ordinária, ocorrida em parceria com o Rotary Club Fátima e com a presença do Governador do Distrito, Fernando Nunes, Ricardo Resende recebeu a honraria.

Foto: Divulgação

Segundo o atual presidente do clube, Vicente Pacheco, os projetos com meninas e mulheres serão reforçados, além de outras metas postuladas pelo governador distrital em sua visita. “É um momento interessante de continuidade desses projetos, nós não vamos deixar de trabalhar, vamos continuar a empoderar o feminino. Sobre a visita do governador, ele nos coloca metas a serem cumpridas em todo o ano rotário, que nos serve como norte de atuação", afirma.

Durante o evento, o governador distrital destacou as ações do clube em projetos sociais e o engajamento de membros associados. “É uma satisfação estar aqui vendo dois clubes pujantes, com esta quantidade de sócios. Hoje nós tivemos a oportunidade de visitar dois projetos sociais, verdadeiros núcleos rotários do meio comunitário, com forte atuação do Piçarra e amplo engajamento dos sócios. O Rotary agrega valor quando você convida um novo associado, ele se engaja num projeto e se sente útil à comunidade”, disse.

Na ocasião, também foram postulados outros 8 projetos, com destaque para ações voltadas ao meio ambiente, como o plantio de árvores, presente no Rotary em todo o mundo. “O nosso objetivo é que cada clube tenha pelo menos um projeto. Então nós decidimos fazer com que este projeto esteja presente em todos os clubes do nosso Distrito 4490, que engloba os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, com 1650 rotarianos. Queremos que cada rotariano plante 10 árvores, principalmente em nascentes de rios, entorno de lagos ou áreas degradadas”, defende Nunes.

A noite foi de grande celebração para o Rotary.  Segundo o ex-presidente, Ricardo Resende, diversas ações foram cumpridas. “A nossa ex-presidente Jennifer, a primeira mulher a liderar o Rotary, pediu nosso empenho a liderar projetos de empoderamento feminino e ações voltadas para educação, esportes e outras oportunidades para formação de meninas, em todos os sentidos. É uma grande felicidade ser o segundo colocado no Brasil”, afirma.

0 Comentários

Dê sua opinião: