Redação Coluna Bruna Carvalho
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vacinou contra a raiva o total de 66.243 animais das zonas urbanas Sul e Sudeste no último sábado, 3, totalizando 82,33 % de cobertura vacinal. Nas zonas urbanas Norte e Leste foram vacinados no dia 26 de novembro um total de 72.753 animais, alcançando a cobertura vacinal de 86,58 %.
A vacina da raiva animal está disponível o ano todo no Centro de Zoonoses de Teresina.
Foto: Divulgação
A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.
“A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça Paulo Marques.
A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.
0 Comentários
Dê sua opinião: