Redação Coluna Bruna Carvalho
A cantora piauiense Ecore Nascimento será uma das atrações do 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, que acontece nesta sexta-feira (13) em Lille, na França. O evento tem o objetivo de promover o forró tradicional, fortalecendo os laços culturais entre o Nordeste brasileiro e o público europeu.
Representando o Piauí, a artista leva a força da música nordestina ao palco europeu, celebrando o forró como símbolo de identidade cultural do Brasil.
Com apresentações previstas em dois importantes espaços culturais — o Palais des Beaux-Arts e o Le Grand Sud —, o festival reunirá nomes da música nordestina, como Elba Ramalho, Mestrinho, Santanna, o Cantador e a Orquestra Sinfônica Balaio Nordeste, além da artista piauiense.
Ecore Nascimento também integra o movimento que busca o reconhecimento do forró como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Ao lado de Sandrinho do Acordeon, ela representa o estado em fóruns internacionais e desenvolve projetos como a Orquestra Sanfônica de Teresina, referência no ensino da sanfona no Piauí.
"Os movimentos internacionais têm o objetivo de tentar reconhecer o forró como patrimônio imaterial da humanidade. Esses movimentos já aconteceram no Brasil, ocorreram fóruns em todos os estados antes para que o forró fosse reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil e agora nosso objetivo é chegar no mundo. No ano passado ocorreu o primeiro fórum internacional que foi na cidade de Porto, em Portugal. Eu estive lá junto com Sandrinho do Accordeon, porque nós somos coordenadores estaduais. A gente é responsável pelo esse movimento do forró aqui no Piauí e a gente trabalha com forró o ano todo, então nós representamos esse movimento e fomos convidados para estar esse ano na França. Todos os estados nordestes, os nove estados, vão estar sendo representados pelos seus artistas que trabalham com forró e me escolheram para trabalhar com forró e também por representar a classe feminina. Sandrinho também. Vai estar lá representando, ele que tem um projeto muito bonito lá em No Inocência, o Festival da Sanfona, o Museu da Sanfona, aulas de acordeon e eu também vou representando a Orquestra Sanfônica de Terezina, que é um dos maiores vetores da cultura nordestina no Piauí. Nós somos o maior responsável pelo ensino de sanfona na cidade de Terezina e no Piauí, então a gente carrega esse legado e fomos escolhidos para estarmos representando o nosso Piauí nesse movimento que é tão importante", disse Ecore Nascimento.
Recentemente, a artista participou de apresentações e ações culturais na França, incluindo o festival Forró Zinzin, além de ter realizado um inédito ballet de forró no sul do país.
Segundo a piauiense Ecore, em fevereiro de 2026, o Piauí receberá artistas franceses como Madame Forró, o acordeonista Lionel e um clarinetista, que vêm ao Brasil para vivenciar de perto o universo do forró e suas raízes.
"Existem pessoas que colocam o Brasil no seu mapa turístico para conhecer um pouco dessa cultura do forró. Inclusive, no mês de fevereiro a gente vai estar recebendo a francesa Delphine, que trabalha com o nome Madame Forró. Ela vai estar no Piauí para fazer esse trabalho de troca de experiências das nossas vivências. E vamos receber também um outro acordeonista francês, que é o Lionel, e um clarinetista também, que eles vêm para o Piauí para aprender um pouquinho sobre nós, sobre a nossa cultura, sobre os cenários de forró aqui, enfim. E está sendo lindo fazer essas trocas internacionais", contou a artista a nossa reportagem.
0 Comentários
Dê sua opinião: