26 de dezembro de 2025
Cinema

Bailerage lança filme sobre a história do underground em Teresina

Produção estreia dia 13 de dezembro no Museu da Imagem e do Som (MIS).

O filme “Bailerage - Um Beat para a Diversidade em Teresina”, com lançamento marcado para o dia 13 de dezembro no Museu da Imagem e do Som (MIS), apresenta um registro histórico da cultura alternativa da capital piauiense. Dos filmes em super 8 de Torquato Neto à cena eletrônica atual, a produção percorre a trajetória da expressão underground em Teresina, dos anos 1970 até hoje.

Foto: Divulgação

Escrito e dirigido por Lucrécio Arrais e com produção executiva de Samdra Dee, o filme mostra o surgimento da cena eletrônica de Teresina desde o fim dos anos 1980 até os dias atuais, com destaque para a Bailerage, festa que dá visibilidade a artistas da cena LGBTQIAPN+. Por meio de entrevistas e registros, o público é convidado a revisitar décadas de música, resistência e celebração.

A produção reúne depoimentos de personalidades da noite sobre as primeiras festas eletrônicas, realizadas em residências particulares, passando pela lendária Bine Iubita, pelas raves e pelo crescimento das cenas pop e indie nos anos 2000, até o fortalecimento das festas de techno e industrial na atualidade.

Foto: Divulgação

Para Lucrécio Arrais, o registro é importante por revelar um recorte da cultura piauiense marcado pela diversidade. “O filme apresenta o alternativo que começa com Torquato Neto, pela riqueza de registros e pela ousadia de filmar em super 8. Depois, nos anos 80, 90 e 2000, voltamo-nos ao surgimento da cena LGBTQIAPN+. Nos últimos 20 anos, vemos o fortalecimento da cena eletrônica, que hoje é protagonista no underground de Teresina”, afirma.

Samdra Dee destaca que o filme valoriza pessoas e lugares que fazem parte da história da cidade. “É preciso contar e documentar essas histórias para que a cultura underground de Teresina não seja apagada ou diminuída. Devemos falar sobre ela e produzi-la em diferentes formatos, seja por meio de festas, das redes sociais ou de um longa”, comenta.Foto: Divulgação

A realização de “Bailerage - Um Beat para a Diversidade em Teresina” contou com o patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura (SIEC) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Governo do Piauí. A exibição tem apoio da Prefeitura de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves (FMC), que cederam o espaço do MIS para o lançamento.

Foto: Divulgação

0 Comentários

Dê sua opinião: