Ferramentas tecnológicas como gamificação, realidade aumentada e plataformas digitais estão transformando o modo de ensinar e aprender no Brasil. A combinação entre inovação e pedagogia vem ampliando o engajamento dos alunos e tornando o processo de ensino mais dinâmico e personalizado, tanto na educação presencial quanto na modalidade a distância (EAD).
De acordo com o professora Patrícia Nogueira, coordenadora do curso de Ciência da Computação da Estácio, a tecnologia tem potencializado o protagonismo do estudante. “Recursos como jogos educativos e ambientes imersivos permitem que o aluno aprenda de forma interativa, aplicando o conhecimento em situações práticas e estimulando habilidades como resolução de problemas e pensamento crítico”, explica.
A gamificação, por exemplo, utiliza elementos de jogos como desafios, pontuações e recompensas, para tornar o aprendizado mais estimulante. Já a realidade aumentada oferece experiências tridimensionais que aproximam teoria e prática. “Com a realidade aumentada, é possível explorar o corpo humano em 3D, simular experimentos de química ou até realizar visitas virtuais a museus e empresas de tecnologia. Isso amplia o repertório dos estudantes e enriquece o processo de aprendizagem”, acrescenta Patrícia.
No ensino superior, as plataformas digitais também têm sido essenciais para aproximar docentes e discentes, oferecendo ambientes colaborativos, trilhas de aprendizagem e acompanhamento em tempo real. “O papel do professor não desaparece com a tecnologia, ele se transforma. Hoje, o educador atua como mediador, curador de conteúdo e orientador do percurso de aprendizagem de cada aluno”, destaca a docente.
Além de ampliar o acesso ao conhecimento, essas ferramentas contribuem para o desenvolvimento de competências digitais, essenciais em um mercado de trabalho cada vez mais automatizado e conectado. “Aprender a usar a tecnologia de forma crítica e criativa é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades da educação contemporânea”, conclui Patrícia Nogueira.
0 Comentários
Dê sua opinião: