Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14 chegaram ao fim, nessa quinta-feira (3), na cidade de Recife, Pernambuco. A competição marcou a participação de jovens atletas de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, em 18 modalidades olímpicas. Os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí se destacaram com a conquista de quatro medalhas – todas por alunas, demonstrando a força e o talento feminino no esporte.
Os destaques entre os atletas piauienses foram: Júlia Vitória Oliveira Sousa, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Gayoso Almendra, em Batalha, que conquistou a medalha de prata no wrestling (categoria até 62 kg); Amanda Raquel Pereira, do Ceti Domício Magalhães, em Teresina, também medalhista de prata, pela sua performance no karatê; Geovana Albuquerque, aluna do Ceti Darcy Araújo, em Teresina, que levou a medalha de prata na prova de 50 metros nado costas, e Lunara Krisley, do Ceti Júlia Nunes, também de Teresina, que conquistou o bronze no judô.
Os estudantes piauienses participaram com garra e determinação, representando o estado em modalidades que vão desde o atletismo até esportes coletivos. Para muitos, a participação em eventos como os JEBs já é uma vitória, pois o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social, cidadania e promoção de valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do esporte para o desenvolvimento integral dos estudantes e parabenizou as conquistas dos atletas. “Fico extremamente orgulhoso de ver nossos estudantes, especialmente nossas meninas, brilhando no cenário nacional. Isso demonstra que o esporte é um caminho de inclusão para todos, sem distinção de gênero, e reforça nosso compromisso com a educação integral, que vai além da sala de aula. Essas medalhas são resultados do esforço e dedicação de cada atleta e de toda a equipe que os apoia. Continuaremos incentivando a prática esportiva em nossas escolas por meio do Seduc Esportiva, pois acreditamos que o esporte é essencial para a formação de cidadãos melhores”, afirmou o gestor.
A participação dos atletas piauienses nos JEBs foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), que garantiram o transporte aéreo para os 132 atletas da rede estadual, além de custear as passagens dos estudantes das redes municipais e privada, dos técnicos e dirigentes. Os demais custos foram cobertos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), organizadora do evento.
FONTE: Governo do Estado.
0 Comentários
Dê sua opinião: