Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), inaugura o Museu da Imagem e Som (MIS) Poeta Torquato Neto. A solenidade de abertura ocorre a partir das 18h, no antigo prédio da Câmara Municipal, no Centro de Teresina.
O Museu da Imagem e do Som (MIS), tem o objetivo de promover a cultura para a população e ser um polo para a educação e a arte teresinense. O museu conta com pinacoteca, salas especiais para edição de vídeo, gravação de som, revisão de filmes e digitalização de fotografias, além de biblioteca, restaurante, auditório, espaço de alimentação e salão externo.
Um dos principais destaques do MIS é o espaço com acervo dedicado ao poeta, compositor e artista teresinense Torquato Neto, ícone do movimento cultural Tropicália e um dos responsáveis por divulgar a arte teresinense a nível nacional.
A obra possuiu o gerenciamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação e foi uma execução da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas - Saad Centro.
“Este é um projeto incrível, uma obra que está sendo concluída e entregue na gestão do Prefeito Doutor Pessoa. São mais de 4.000 metros de área dedicados à arte local e ao poeta Torquato Neto. Então, é motivo de grande alegria encerrarmos o ano com esta entrega belíssima e que enriquece nossa cidade e o nosso estado com tamanha estrutura e relevância”, explanou João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação.
A solenidade contará com a presença do Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, secretários e autoridades locais, além da presença do ex-ministro de Minas e Energia e ex Secretário-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, que foi colega do poeta Torquato Neto e fará saudação ao artista. A Orquestra Sinfônica de Teresina também fará apresentação no local durante o evento.
Torquato Neto
As obras de Torquato Neto, conhecido como "Anjo Torto", foram oficialmente reconhecidas como patrimônio imaterial do Brasil no final do ano passado, por meio da Lei nº 14.742. A lei foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e sancionada pelo governo em 1º de dezembro de 2023.
0 Comentários
Dê sua opinião: