A Ação Social Arquidiocesana (ASA), por meio dos serviços Casa de Zabelê, Novos Meninos e Integrar, promove neste sábado (30) o Ciclo de Vivências Étnico-Racial da ASA: Valorização e Liberdade em Pauta. O evento tem como objetivo refletir sobre a importância da valorização da diversidade étnico-racial, além de estimular o diálogo sobre liberdade, identidade e igualdade.
Desde agosto de 2024, a ASA tem realizado o Ciclo Formativo de Vivências Étnico-Raciais, envolvendo a equipe de educadores e o público atendido pelos serviços (Casa de Zabelê, Integrar e Novos Meninos). Durante o evento, haverá apresentações culturais e a culminância das oficinas realizadas com crianças e adolescentes da comunidade, em um momento de celebração e aprendizado coletivo.
O encontro terá início às 9h, no Centro de Convivência Nov@S Menin@S, situado na Rua Arlindo Nogueira, Nº 80, Centro-Norte, Teresina–PI. O objetivo do evento é promover a conscientização e o respeito à pluralidade cultural e racial, além de fortalecer a convivência e o empoderamento dos jovens envolvidos.
Para a execução da proposta, foram estabelecidas parcerias com a Coordenadoria de Igualdade Racial do Estado do Piauí, pesquisadores do Programa de Mestrado de Políticas Públicas da UFPI, a UESPI, movimentos negros do Estado e artistas, com a finalidade de enriquecer a formação dos educadores. Paralelamente, as equipes dos serviços estão implementando ações sociopedagógicas com base nos temas abordados, buscando promover a cidadania, a valorização cultural e a afirmação das identidades de crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias.
0 Comentários
Dê sua opinião: