12 de julho de 2024
Gastronomia

Saiba como harmonizar vinhos e espumantes com a ceia natalina

As entradas, no geral, contemplam antepastos, patês e frios. Para essas degustações, vinhos brancos e rosés, além de espumantes, são as melhores opções.

Natal é sinônimo de celebração, reunião em família e, claro, pratos deliciosos e característicos da data. Para harmonizar e ressaltar o sabor das diferentes carnes e sobremesas, a escolha do vinho ideal pode fazer toda a diferença. Por isso, o Pão de Açúcar, o maior vendedor de vinhos do país e que tem mais de 600 rótulos no seu sortimento, traz dicas para apreciar a bebida com cada item do menu natalino.

As entradas, no geral, contemplam antepastos, patês e frios. Para essas degustações, vinhos brancos e rosés, além de espumantes, são as melhores opções. De acordo com Ivan Bianchi, consultor de vinhos do Pão de Açúcar, as aves natalinas, como peru e chester, harmonizam perfeitamente com vinhos brancos encorpados e de médio corpo, além de espumantes Brut. "Esses vinhos proporcionam o equilíbrio entre o prato e a bebida. O clássico peru natalino é uma carne delicada, então o ideal é buscar vinhos igualmente leves, que tragam frescor", explica.

Foto: Divulgação/Ascom

Para quem não dispensa pratos com bacalhau, a harmonização pode variar de acordo com a preparação. Os pratos mais condimentados pedem vinhos tintos delicados. Já os pratos leves, como saladas de bacalhau, risotos ou apenas o lombo do peixe assado, vinhos brancos e rosés se configuram como uma ótima escolha para manter o equilíbrio no paladar.

Sempre presente nas comemorações natalinas, harmonizar o panetone com um bom vinho garante uma combinação de sabores diferentes. Os panetones de frutas combinam com os espumantes moscatel. Já o chocotone, de sabor mais intenso e presente, pode ser harmonizado com vinhos fortificados.

Com a chegada da temporada de festas e a crescente demanda por ocasiões de confraternização em casa, o Pão de Açúcar oferece diversos rótulos, entre eles vinhos importados com exclusividade pela rede. Os produtos podem ser adquiridos nas lojas Pão de Açúcar de todo o Brasil*, no aplicativo Pão de Açúcar Mais e no site www.paodeacucar.com.

Rótulos podem variar de acordo com a disponibilidade de cada região

Confira os vinhos indicados pelo consultor do Pão de Açúcar:
Entradas
Vinho Francês Rosé MINI MI
Espumante Brasileiro Brut Club Des Sommeliers Serra Gaúcha
Vinho Chileno rose Carmen Frida Kahlo Rosé Reserva

Aves Natalinas
Vinho branco chileno Sauvignon Blanc Club des Sommeliers
Vinho argentino branco Trivento White Malbec
Vinho espanhol branco Campillo Rioja

Bacalhau
Vinho português verde Lagosta
Vinho português tinto Governador
Vinho português tinto Tejo Club Des Sommeliers
Vinho português tinto Porta 6

Panetone
Espumante Moscatel Club des Sommeliers
Vinho do Porto Comenda Ruby ou Tawny

0 Comentários

Dê sua opinião: