07 de dezembro de 2025
Moda

Conheça o primeiro Museu da Moda do Brasil em Belo Horizonte

Desde então, o museu recebe, em média, 3 mil visitantes por mês, entre estudantes, turistas e profissionais da moda.

À primeira vista, o edifício neogótico no centro de Belo Horizonte pode ser confundido com uma igreja, mas abriga o Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO. O Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO, inaugurado em 2016, surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012; assim, a instituição ampliou sua atuação e reforçou sua presença cultural na cidade. 

Desde então, o museu recebe, em média, 3 mil visitantes por mês, entre estudantes, turistas e profissionais da moda.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O MUMO promove exposições temporárias, ministra aulas e apresenta diferentes manifestações artísticas, sempre conectadas à moda ou ao design. 

O prédio, composto por três andares e uma torre, surgiu em 1914 para abrigar o Conselho Deliberativo de Belo Horizonte. 

Com o passar do tempo, o edifício assumiu diversas funções. Ele sediou o Museu de Mineralogia, o Museu da FEB, aulas da Escola de Belas Artes da UFMG, encontros da Academia Mineira de Letras e até mesmo a primeira rádio da cidade, a Rádio Mineira. Além disso, preservou uma de suas funções originais ao manter em funcionamento a primeira Biblioteca Pública Municipal, ainda ativa atualmente.A Transformação em Museu da Moda

Transformado em Museu da Moda em 2016, tornou-se referência em memória, pesquisa e reflexão sobre indumentária e comportamento. Com dois espaços expositivos e um teatro, oferece atividades como aulas abertas e cursos de moda afro, fortalecendo a diversidade cultural.

0 Comentários

Dê sua opinião: