14 de maio de 2025
Notícias

Caminhos para o médico veterinário são abordados na II jornada MedVet

A abertura da jornada MEDVET, aconteceu na última quarta-feira (21 ) às 16h.

O Centro Universitário Santo Agostinho está realizando, até o dia 23 de setembro, a II Jornada de Medicina Veterinária no Auditório Manoel Cipriano Lira (Sede UNIFSA). Iniciado na quarta-feira (21), o evento traz uma programação com diversas opções de carreira para quem deseja estudar e trabalhar na área.

A abertura da jornada, no dia 21 de setembro às 16h, contou com uma mesa de honra composta pela coordenadora do curso, Profa. Dra. Julliet Teixeira de Oliveira Santos, o docente Prof. Dr. Leopoldo Fabrício Marçal do Nascimento, e o coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE), Prof. Ms. Edjofre Coelho de Oliveira – UNIFSA.

Foto: Divulgação/Ascom

Em seguida, a Profa. Dra. Ana Emilia das Neves Diniz, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ministrou palestra sobre Medicina Veterinária de Sucesso e um workshop sobre Inteligência Financeira para Veterinária. A mediação ficou por conta do professor Leopoldo Nascimento.

Profa. Dra. Anaemilia das Neves Diniz (UFAL)


No segundo dia, às 8h, o médico veterinário Me. Werner Rocha abordou sobre Exames Laboratoriais na Rotina Veterinária. Na ocasião, o profissional falou sobre temas como a fase inicial de uma consulta, exames laboratoriais e sua ajuda nos diagnósticos.

Para ajudar o clínico naquele diagnóstico, naquele tratamento, é importante que a gente faça exames laboratoriais. Com isso, o laboratório veterinário oferece uma série de exames que vão, conforme a avaliação clínica, responder a pergunta do profissional.

Me. Werner Rocha. médico veterinário e palestrante


Em seguida, às 10h, o tema abordado foi Clínica Médica de Roedores. O encontro foi comandado pela médica veterinária Ma. Rayssa Fontenele. Rayssa é mestre na área de Leishmaniose, e trabalha com medicina de animais não convencionais.Dando continuidade, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestra  “O Star da neonatologia equina”, pela Médica Veterinária Ma. Andrezza Aragão. Posteriormente a Drª Deyse Naira Mascarenhas Costa, falou sobre “Reprodução na espécie equina”. 

Ms. Rayssa Fontenele


O último dia de jornada começou às 8h com a palestra ``Oftalmologia Veterinária: uma especialidade de visão'', ministrada pela médica veterinária Ma. Nhirneyla Marques. A profissional abordou o início da oftalmologia veterinária no Brasil e no mundo, além de apresentar as diferentes atuações que se pode seguir nesse campo.

Ms. Nhirneyla Marques, médica veterinária e palestrante

A oftalmologia veterinária é uma especialidade muito ampla, ela é muito democrática. Se você gostar só de clínica, você pode trabalhar só com clínica, atendendo todas as espécies; Eu posso trabalhar com diagnóstico, colaborando com o oftalmologista clínico, fazendo ultrassom, exames complementares; Também tem a cirurgia: eu posso trabalhar com cirurgia intraocular, reconstrução, microcirurgia, etc. E se eu gostar de tudo, eu posso trabalhar com tudo.

Ma. Nhirneyla Marques, médica veterinária e palestrante

Às 10h, o médico veterinário Me. José Bispo palestrou sobre Medicina Felina e Seus Desafios . O profissional atua principalmente com o cuidado com gatos.

O Brasil hoje tem mais cães e gatos do que crianças em seus lares, segundo o IBGE. E isso mostra outro cenário que a gente está tendo, uma mudança sociocultural. Hoje em dia o casal não necessariamente precisa ter um filho de seu sangue, ele pode ter um filho pet, o que importa é o amor e a dedicação que se vai ter com ele.

 Me. José Bispo, médico veterinário e palestrante

0 Comentários

Dê sua opinião: