03 de janeiro de 2025
Notícias

Igreja Católica no Piauí deixa de cobrar taxas para sacramentos

Dom Juarez, arcebispo de Teresina, destacou ainda que os fieis têm um papel fundamental na manutenção da missão da Igreja.

Redação Coluna Bruna Carvalho

Nesse domingo (28), a Igreja Católica aboliu a cobrança de taxas para sacramentos como batismo, eucaristia, crisma e matrimônio. A decisão, tomada em fevereiro de 2023, teve prazo de implementação até o último sábado (28).

De acordo com Dom Juarez, arcebispo de Teresina, as taxas existiam desde a Proclamação da República e eram usadas para a manutenção da Igreja. Com o aumento das contribuições por meio do dízimo, a medida foi considerada viável.

O arcebispo destacou ainda que os fieis têm um papel fundamental na manutenção da missão da Igreja.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Teresina

"De algum tempo para cá aumentou muito a consciência de participação das pessoas na contribuição com dízimo, então nós achamos que era tempo de abolir as chamadas espórtulas, as taxas como nós chamamos também dos sacramentos do batismo, eucaristia, crisma e matrimônio. Então em fevereiro do ano passado nós promulgamos um decreto orientando a abolição das taxas. Ontem foi o dia definitivo, porque tivemos um período de adaptação e de agora em diante não temos mais as espórtulas [taxas]. Tudo que a igreja possui de bens materiais é para manter a evangelização e a missão. E neste sentido nós estamos confiantes de que podemos viver dessa forma por meio da partilha dos nossos fieis", disse.

0 Comentários

Dê sua opinião: