Piauí alcançou a marca de 1,25 milhão de emissões da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os dados, divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revelam que 37% dos piauienses já estão com o novo documento em mãos.
Com 190 unidades de atendimento espalhadas em 167 municípios, o Piauí tem investido na ampliação dos serviços de documentação civil, facilitando o acesso da população à CIN, que passou a ser o principal documento de identificação nacional por reunir em um único número o CPF do cidadão.
Foto: Divulgação
A CIN pode ser solicitada tanto na sede do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco quanto nas Unidades de Serviços Digitais distribuídas pela capital e pelo interior do estado. Para isso, é necessário apresentar CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento atualizada nos últimos 10 anos com selo de verificação e número de matrícula.
É possível incluir outros documentos na Nova Carteira, como CNH, Cartão do SUS, PIS/Pasep, título de eleitor, certificado de reservista, carteira profissional, tipo sanguíneo e laudo médico para pessoas com deficiência. Todos os documentos devem estar legíveis, atualizados e sem rasuras. Em caso de dúvidas sobre a atualização, pode ser solicitada uma certidão emitida nos últimos seis meses, conforme previsto no artigo 4º, § 1º, inciso I do decreto federal 10.977/2022.
Para pessoas gêmeas, é obrigatória a apresentação da certidão do irmão. A primeira via da CIN é gratuita, seja em caso de emissão inicial ou substituição do RG antigo. Já a segunda via tem o custo de R$ 22,60, que pode ser pago presencialmente ou online.
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