Redação Coluna Bruna Carvalho
O jovem piauiense Pedro Gui Fortes de Carvalho, de apenas 13 anos, foi oficialmente reconhecido para integrar a seleta lista dos 100 prodígios do mundo em 2025, na categoria Arte, pelo Global Child Prodigy Awards. O evento foi realizado nessa quinta-feira (26) no Parlamento Britânico, em Londres.
“Hoje vivi um dos momentos mais emocionantes da minha vida: fui oficialmente reconhecido entre as 100 crianças prodígio do mundo pelo Global Child Prodigy Awards, aqui no Parlamento Britânico”, disse o artista nas redes sociais.
Foto: Reprodução/Instagram
Pedro reforçou ainda que a arte transforma e que os jovens são o futuro da nação. “Levei comigo o coração do Piauí, que mais uma vez atravessou fronteiras! Ser reconhecido por aquilo que amo fazer é a prova de que talento, quando guiado por propósito e dedicação, pode abrir caminhos que nem imaginamos. Esse prêmio é mais que um troféu: é um símbolo de que os jovens talentos são o futuro da nação, e que a arte também transforma o mundo.. Minha gratidão a todos que caminharam comigo até aqui — família, amigos, mestres, apoiadores e todos que acreditaram. Esse momento é nosso”, finalizou.
Natural de Teresina (PI), Pedro é aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto. Ele começou a pintar durante a pandemia, como forma de lidar com o isolamento e expressar sentimentos. Em poucos anos, ele alcançou reconhecimento além das fronteiras do Brasil: teve obras expostas na França e na Itália, e hoje é representado pela galeria internacional Saphira & Ventura, com sede em Nova York.
Foto: Divulgação
Sensível às causas ambientais, Pedro foi recentemente nomeado embaixador mirim do Instituto Bienal da Amazônia, entidade que prepara um grande evento em Belém (PA), paralelo à COP30, reunindo arte, ciência e ativismo em prol da floresta.
A mãe do artista, Aline Fortes, disse que esse momento será de celebração coletiva. “Estamos representando não só o talento de uma criança, mas o coração de uma cidade inteira que, com certeza, se orgulha de vê-lo brilhar”, disse.
Foto: Reprodução/Instagram
O termo prodígio se refere a uma criança ou jovem com habilidades excepcionais e precoces em alguma área — como arte, ciência, matemática, música, esportes ou ativismo. Essas habilidades costumam estar muito além do esperado para a faixa etária da pessoa.
Global Child Prodigy Awards
Criado para reconhecer talentos infantis de todo o mundo, o Global Child Prodigy Awards é uma premiação internacional sediada na Índia e apoiada por instituições globais, como a ONU. Em cada edição, são selecionadas 100 crianças que se destacam em suas áreas, de mais de 60 países.
Foto: Reprodução/Instagram
Parlamento Britânico
É um dos centros de poder mais históricos do planeta. Realizar a cerimônia ali simboliza o reconhecimento institucional e cultural desses jovens como vozes ativas na construção do futuro.
Foto: Divulgação
0 Comentários
Dê sua opinião: