No mês de conscientização sobre a saúde mental, o Setembro AmaNo mês de conscientização sobre a saúde mental, o Setembro Amarelo, a discussão sobre o burnout ganha novos contornos. Um relatório recente da Slack (Salesforce), o "State of Work 2024", revelou que a "pressão pela produtividade" e a proliferação de ferramentas levaram os profissionais a um verdadeiro "malabarismo digital". Essa constante alternância entre plataformas tornou-se uma fonte direta de sobrecarga cognitiva e estresse, afetando diretamente as equipes que dependem da criatividade e estratégia, como as de marketing.
Para entender como esse cenário global se reflete no dia a dia das equipes brasileiras, a Deskfy, plataforma SaaS projetada para organizar o fluxo de trabalho de times de marketing, foi direto à fonte. Por estar imersa na rotina desses profissionais, a empresa realizou um levantamento inédito com 70 profissionais em sua base de usuários. O diagnóstico foi alarmante: 94% dos profissionais da área enfrentam um caos operacional e querem uma nova forma de trabalhar.
O levantamento revela que o problema não está na falta de talento, mas na base frágil da operação. A sobrecarga mental e o caminho para o burnout são pavimentados por gargalos diários como:
- Falta de briefings estruturados, que geram um ciclo vicioso de retrabalho e frustração.
- Processos de revisão e aprovação lentos e descentralizados, criando uma constante sensação de urgência e espera.
- Excesso de ferramentas genéricas, forçando os profissionais a alternar entre 2 a 4 plataformas.
- Baixa visibilidade sobre a produtividade, que impede o profissional de ter clareza sobre seu impacto e alimenta a sensação de estar sempre "apagando incêndios".
Essa percepção sobre o excesso de plataformas reflete uma tendência global e é reafirmada pelo relatório "State of Work 2024", da Slack (Salesforce), que aponta que a proliferação de ferramentas continua a ser um desafio crítico. Segundo o estudo, os profissionais relatam sentir uma "pressão pela produtividade" que os leva a adotar cada vez mais aplicativos, resultando em mais tempo gasto alternando entre plataformas do que focando em tarefas estratégicas. Esse "malabarismo digital" é uma fonte direta de sobrecarga cognitiva e estresse, validando a urgência por uma operação mais centralizada.
O custo humano por trás da desorganização
Enquanto o mercado discute a sofisticação da IA, a base do marketing segue com uma rotina manual, marcada por planilhas, múltiplos canais de comunicação e falta de padronização, afetando não apenas as entregas, mas consumindo a saúde mental das equipes.
“A tecnologia está presente, mas de forma genérica e nada especializada, sem esse olhar direcionado para as dores do marketing. Os profissionais se dividem entre e-mails, planilhas e múltiplas ferramentas, o que gera baixa visibilidade e retrabalho. Surge a necessidade de um ambiente mais saudável, com um dia a dia estratégico por meio centralização, automação e eficiência da operação”, explica Victor Dellorto, CEO da Deskfy. “
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