Nesse mês dedicado à prevenção do suicídio, diversas iniciativas já foram realizadas para debater o assunto e enfatizar os cuidados com a saúde mental. Somando forças à campanha nacional Setembro Amarelo, a MRV, construtora do grupo MRV&CO, promoveu encontros conduzidos pela equipe de Engenharia e Segurança do Trabalho com a presença dos trabalhadores da construção civil nos canteiros de obras para dialogar sobre o tema.
Um dos grandes pilares da economia, o setor emprega milhares de trabalhadores em todo o país. No entanto, é também um ambiente que, muitas vezes, coloca seus trabalhadores em situações de risco, não apenas físico, mas também mental, devido às exaustivas jornadas de trabalho. Dessa forma, é um setor que precisa estar atento não somente à saúde física, mas também à mental. Embora os acidentes de trabalho em canteiros de obras sejam amplamente discutidos, a saúde mental dos operários ainda é um tema que precisa de maior diálogo.
Conforme explica Raíza Diniz, engenheira de Segurança do Trabalho da MRV nas regionais Piauí e Ceará, através de discussões abertas sobre saúde mental, as palestras ajudam a reduzir o estigma associado a buscar ajuda, não somente no Setembro Amarelo, mas durante todo o ano. "Isso é crucial em ambientes onde os trabalhadores podem sentir que precisam ser 'fortes' e não podem demonstrar vulnerabilidade", disse. Ela endossa que profissionais capacitados podem ensinar os operários a reconhecer sinais de alerta em si mesmos e nos colegas. "Isso pode facilitar intervenções precoces e ajudar a prevenir crises. Por isso, usamos esses momentos para reforçar o nosso canal de ajuda e acolhimento", disse.
A MRV conta com a iniciativa Sua Mente, do programa SER Sangue Verde, que disponibiliza aos colaboradores acolhimento psicológico e psiquiátrico com profissionais especializados de forma gratuita, respeitosa e com todo o sigilo necessário. Todos os detalhes deste importante serviço foram reforçados com os operários, como também como identificar alguns sinais de que as situações do dia a dia têm impactado na saúde mental.
Raíza também destaca que nos encontros realizados os palestrantes compartilham técnicas e estratégias para lidar com o estresse, ansiedade e outros desafios emocionais, ajudando os trabalhadores a desenvolver resiliência e fortalecendo o trabalho em equipe. "As equipes podem se unir em torno da compreensão mútua e do apoio, fortalecendo os laços entre colegas e promovendo um ambiente mais colaborativo. Promover palestras sobre saúde mental demonstra que a MRV se preocupam com o bem-estar de todos, o que pode melhorar a moral o ambiente e aumentar a satisfação no trabalho", finaliza.
0 Comentários
Dê sua opinião: