20 de agosto de 2025
BC Rápidas

Férias também são oportunidade para alunos do ensino médio turbinarem o currículo desde cedo

Estudantes compartilham experiências e especialista em carreiras ressalta importância de atividades extracurriculares.

Para além do descanso merecido, as férias escolares têm se tornado um período estratégico para estudantes do ensino médio investirem no futuro. Cada vez mais jovens buscam atividades que complementam a formação e agregam valor ao currículo, mesmo antes da faculdade. Cursos online, ações de voluntariado, experiências culturais e projetos pessoais estão entre as apostas para quem deseja se destacar nos próximos passos acadêmicos ou profissionais. Esse contexto representa uma articulação da nova geração que visa aprimorar conhecimentos e ter contato com áreas que contribuam com a sua formação.

Diante disso, as atividades extracurriculares ajudam a desenvolver competências à medida que estimulam a proatividade, visão de futuro e capacidade de organização. De acordo com Berenice Silva, orientadora de carreiras da Unifacid Wyden, as férias podem ser um período leve e também estratégico para quem está no ensino médio. “Podemos enriquecer nosso currículo durante essa época do ano ao participar de eventos diversos, como feiras, congressos, workshops, trabalhos voluntários, cursos de férias de forma online ou presencial que oferecidos por instituições de ensino”, ressalta.

Foto: Divulgação

Quem participou de um curso de férias promovido pela Wyden foi a aluna do ensino médio Maria Fernanda Nogueira, 17 anos. “Sempre procuro utilizar as minhas férias e tempo livre para caminhar mais em direção à profissão dos meus sonhos. Essa caminhada não foi e nem é fácil, pois é preciso muita disciplina e força de vontade. Afinal, quem quer estudar nas férias?”, questiona ao lembrar das vezes que percebeu o seu cansaço, mas manteve a determinação da busca por conhecimento. Ela ressalta que se “não existir uma motivação é impossível dedicar o seu tempo a isso ou a qualquer outra coisa. No curso, pude conhecer laboratórios, obter experiência com pessoas a nível de doutorado e graduação, além dos processos da iniciação científica que foram desde pesquisas e análises até os testes finais para a apresentação do meu trabalho em grupo. Tudo isso complementou o meu conhecimento e crescimento profissional”, frisa.

Nesse sentido, aproveitar o recesso escolar para investir em atividades que contribuam para o futuro profissional tem sido uma estratégia adotada por muitos estudantes. Visitas guiadas a clínicas e ações que aproximam os jovens das rotinas de suas áreas de interesse são alternativas práticas para ampliar o repertório e ajudar na escolha mais consciente da profissão. É isso que a aluna do ensino médio Rafaella Miranda, de 17 anos, que está prestes a cursar o ENEM e vestibulares, decidiu fazer este ano para buscar vivências que podem ajudar na definição do curso almejado. “Nas férias, eu busco atividades que possam fortalecer meu currículo e, neste ano, em especial, me ajudem a entender melhor a carreira que pretendo seguir. Como quero atuar na saúde, venho buscando visitas em clínicas e oportunidades de acompanhar um profissional de perto. Assim, consigo avaliar se é realmente o que eu quero para minha vida e se tenho afinidade com essa rotina”, conta.

Especialista ressalta incrementos ao currículo e os ganhos sociais

A analista Berenice acrescenta que essas atividades visam desenvolver habilidades sociais e técnicas de modo a permitir mais percepção de futuro e autoconhecimento. “Certamente, são programações imersivas que enriquecem o currículo profissional e, na mesma medida, ampliam a visão de futuro dos jovens e, também, para todos os públicos que buscam essas capacitações durante as férias”, explica. A Wyden, por exemplo, “se organiza ao disponibilizar para o público interno e toda a sociedade interessada cursos de férias gratuitos em diversas áreas do conhecimento e com profissionais renomados no mercado”, destaca

A Wyden aborda temáticas que envolvem as profissões do futuro, o planejamento de carreira e desenvolvimento de soft skills. Ainda estimula a manutenção de um portfólio pessoal com certificados, projetos, reflexões e aprendizados. Esses aspectos conversam diretamente com um dos objetivos da área de carreiras, já que direcionam alunos a experiências profissionais satisfatórias. “Além da divulgação de vagas diversas, dentro dos critérios e análises necessárias, também mantemos constantes orientações de currículo e simulação de entrevista”, pontua Berenice.

Nesse contexto, especialistas frisam que o mais importante é que o estudante encontre atividades conectadas aos seus sonhos, de modo a gerar bem-estar e motivação de forma equilibrada.

0 Comentários

Dê sua opinião: