17 de janeiro de 2021
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Black Friday: veja as dicas para não ser enganado

Planejamento prévio é uma das primeiras dicas.

A chamada Black Friday está de volta nesta sexta-feira, 27 de novembro. E, com ela, a oportunidade para consumidores encontrarem produtos mais baratos e para comerciantes esvaziarem seus estoques, de forma a renovar prateleiras e atender novas demandas de seus clientes.

MUITAS das Ofertas exaltadas em vitrines de Lojas OU telas de Computadores parecem Ser imperdíveis. De fato, algumas são, mas outras não. Seja por desejo, necessidade ou vontade, o ato de consumir representa uma pequena realização, carregando com ela adrenalina, emoções e, em alguns casos, decepção - o que pode ser evitado, caso o consumidor adote algumas precauções.

Pandemia

Para piorar, 2020 E ano de pandemia. Assim sendo, é desnecessário que, para aproveitar a melhor de todas as ofertas, as pessoas se aglomerem em lojas. Diante desta situação, vale ficar atento algumas dicas de autoridades da área de defesa do consumidor consultadas pela Agência Brasil.

“O consumidor DEVE Evitar aglomerações. Se for o caso, o melhor é fazer as compras online para evitar contato social ”, importante o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Pedro Aurélio Queiroz.

Segundo Queiroz, se o deslocamento para Inevitável, DEVE Ser Feito com TODO cuidado, com Uso de máscara, gel Álcool, e com tão Mãos sempre Sendo higienizadas. Os mesmos cuidados valem para os clientes comerciais e seus funcionários. “O ideal é ficar na rua somente durante o prazo necessário para realização da compra”, disse. Ele sugeriu que fornecedores, especialmente neste ano de pandemia, estendam o período de liquidação.

Compras on-line

Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) apontam que as demandas de consumo via internet “mais que dobraram” de 2019 para 2020, tendo como principais assuntos, agências, operadoras de viagens e aparelho celular. Entre os principais problemas registrados estão a demora ou a não entrega do produto; cobrança indevida ou abusiva ou a falta de pagamento de indenização.

Segundo o Diretor, a Quantidade de Demandas não Comércio Eletrônico Dobrou nenhum site consumidor.gov.br. "Em 2020, os três principais assuntos são vestuário e artigos de uso pessoal (roupa, calçados, joias, bijuterias, malas, bolsas), aparelho celular e móveis e colchões”.

Os principais problemas neste ano foram um Não Entrega / demora do Produto; oferta não cumprida, serviço não prestado, venda enganosa, publicidade enganosa; dificuldade / atraso na devolução de valores pagos; reembolso; e retenção de valores.


Gato por lebre

Além dos Cuidados decorrentes das Mudanças Que Uma pandemia causou em relaçao ao Cliente e lojista, há TAMBÉM OS Cuidados de sempre, Que OS Consumidores devem ter para Evitar comprar “Gato por lebre”.

Entre como Dicas do Procon fazer ESTÁ Distrito Federal, em Primeiro Lugar, um de Fazer antecipadamente o Planejamento fazer Que se pretende comprar, “para Não CAIR em Tentação e Acabar gastando Mais fazer that PODE COM Ofertas that PODEM NEM Ser Tão vantajosas”.

A ideia é comparar os valores praticados, “já que é muito comum nesta época do ano o comércio elevar o valor dos produtos, para depois baixar o preço, simulando um super desconto e criando a sensação de oferta bem vantajosa”.

Outra dica do Instituto de Defesa do Consumidor E observar como Políticas de Troca e devolução especificadas no ato da Compra. Segundo o Procon-DF, o prazo legal para o cliente se arrepender da compra é de 7 dias a contar da assinatura do contrato ou fazer ato de recebimento do produto ou serviço, “sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial, no caso de vendas online ”.

“É Necessário VerificAR uma Confiança da marca do Produto e da Loja Que o vende, Sendo Loja física OU Loja Virtual. O consumidor pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor e na Junta Comercial do estado, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br e pela plataforma consumidor.gov.br ”, acrescenta à lista de sugestões elaboradas pelo Procon.

A plataforma consumidor.gov.br foi Criada com o intuito de Ajudar na Solução de Conflitos, promovendo gratuitamente uma Comunicação Direta Entre Consumidores e fornecedores de Produtos e Serviços via internet. Nela, 80% das demandas têm sido resolvidas e o prazo médio de resposta das empresas participantes é de até 7 dias.

Caso a compra seja feita em uma loja física e o produto não tenha apresentado defeito, é aconselhável que o consumidor classificação qual é a política da empresa, para o caso de troca de produtos. “Há lojas que trocam o produto sem defeito em até 30 dias, por exemplo. Lembrando que a loja não está obrigada a trocar o produto que não tenha defeito ”, explica Queiroz.

Segurança de Dados

Da Acordo com o Procon, E Importante Que o consumidor Fique atento à Segurança de SEUS Dados Pessoais nenhum momento de comprar Estes Produtos ofertados Pela internet, “pois OS índices de golpes e Fraudes Nesta Época do Ano completos aumentam”. O instituto fiscal ao consumidor que está atento ao site, observando se ele possui CNPJ da empresa ou CPF do responsável. É também muito importante que o site informe o endereço físico da empresa, bem como se ela tem algum canal de atendimento ao consumidor (SAC).

“Veja se o local possui OS Requisitos de Segurança. A instalação de programas de antivírus e o firewall no computador auxilia a realizar uma compra segura. Estes softwares impedem a transmissão e / ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados. Orienta-se que as compras não sejam realizadas em computadores públicos, como em lan houses e cibercafés, pois pode ser que estes não separam conhecidos ”, complementa o Procon.

Compras POR impulso

Pedro Queiroz, faça DPDC, acrescenta Ser Importante refletir se Realmente a necessidade de Aquisição do Produto UO Serviço, evitando Que a Compra SEJA Feita à base de fazer impulso. Vale sempre se perguntar se a compra está sendo feita por uma “vontade”, em geral passageira, ou por necessidade.

Vale also Ficar atento para Não CAIR em Tentações A Partir de frases Publicitarias Como “Oportunidade única” ou “! É Só hoje”, eventos porqué Como Black Friday acontecem em OUTRAS EPOCAS do Ano - Como NAS queimas de Estoque e EM liquidações, principalmente após como festas de fim de ano.

“O consumidor DEVE Pesquisar bastante Antes o PRODUTO OU Serviço that deseja OU Precisa Contratar. Há formas de comparar preços em sites de pesquisa. Há órgãos de defesa do consumidor que também publicam em suas listas de fornecedores que devem ser evitados. Assim, o consumidor deve se informar sobre a reputação da loja que pretende comprar, se o site tem regras de segurança para proteção de dados e deve guardar todos os registros de compras ”, complementa o diretor do DPDC.

Dicas para as compras on-line

Para Que a Promoção imperdível da Black Friday Não se torne hum Pesadelo, o gerente de Segurança da Certisign, Oscar Zuccarelli, fundamentalmente AOS Consumidores Uma Atenção redobrada AOS locais de compras. A principal dica é justamente a importância de se observar a aparência do site antes de inserir qualquer informação, para saber se a loja virtual é verdadeira.

"Hoje em dia o que os golpistas têm feito é buscar nome de domínios parecidos com os nomes originais de uma loja virtual, com pequenas variações para que possa confundir o usuário. É preciso ter certeza se aquele certificado digital está associado a um site verdadeiro e , para isso, basta verificar a existência do símbolo de cadeado na barra de endereço do site. Esse certificado digital significa que a comunicação será criptografada e, portanto, protegida em relação aos dados informados ", explica.

Os e-commerces São protegidos Por Um Certificado SSL Digital, Que Garante Uma Navegação segura e a Autenticidade do site. Para checar a presença deste protocolo de segurança é preciso também conferir se o HTTP tem um S, portanto HTTPS, e depois clicar no cadeado na barra do navegador para ver se o SSL foi, de fato, emitido para a página em que você está navegando .

O consumidor na internet TAMBÉM DEVE Evitar Ao Maximo Clicar em Links Recebidos por email OU Pelas redes sociais, especialmente aqueles que mostram como Ofertas que pareçam irrecusáveis, chamados de SO Phishings. "Não clique no link, digite o endereço do site diretamente na barra de endereços para verificar a autenticidade através da informação", acrescenta Zucarelli.

Além dos cuidados com a aparência das lojas virtuais e com uma propaganda por e-mail, SMS ou redes sociais, o especialista recomenda manter sempre um antivírus instalado e atualizado nos dispositivos usados para navegação, que muitas vezes são capazes de impedir a invasão por parte de golpistas na internet.

Denúncias via Procon

O Procon reforça que ESTÁ Aberto para Ajudar a todos OS Consumidores, para Casos Como o Não cumprimento de Ofertas; publicidade enganosa; prática abusiva ou qualquer outro desrespeito ao direito do consumidor - algo que, segundo o órgão, pode acontecer até mesmo com os consumidores mais cautelosos, que seguem todas as dicas de preferência pelos especialistas. As denúncias podem ser atendidas diretamente aos Procons em seus postos de atendimento em todas as unidades federativas.

Fonte: Agência Brasil

Foto: © Reuters / Pilar Olivares / Direitos Reservados

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