10 de maio de 2021
Notícias

Café é considerado ótimo pré-treino, diz nutricionista

Especialista em treinamento desportivo aconselha consumo moderado para melhores resultados na academia

O café, a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas da água in natura, é considerado um pré-treino rico e eficaz por nutricionistas. Para os especialistas, ao ser consumida moderadamente, a bebida traz benefícios para a saúde, promovendo maior estado de alerta, melhorando o desempenho em diversas tarefas, como os treinos em academias. Mas como deve ser ingerida a fim de alcançar esses benefícios?  

Presente em cerca de 98% dos lares brasileiros, a bebida pode reduzir a percepção da fadiga no cérebro, além de melhorar a concentração e de proporcionar a liberação do cálcio nos músculos, que proporciona mais força. A especialista em treinamento desportivo e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, Conceição Carvalho, afirma que o consumo correto traz os benefícios para as atividades.  

"Não precisa exagero. Bastam duas xícaras de café diariamente para que a cafeína da bebida estimule um treino entre 10% e 15% com mais qualidade e mais duradouro. Ou seja, o estímulo do café no sistema nervoso central libera dopamina, dando mais motivação e disposição para um treino mais intenso", explica Conceição.  

Ainda de acordo com a nutricionista, os benefícios estão mais intimamente ligados à frequência e o momento do consumo do café, pontuando que a ingestão moderada, até 1 hora antes das atividades físicas, fornece estímulos de concentração, melhora o metabolismo e o desempenho atlético. "Quando ingerida entre 45 e 60 minutos antes do treino, a cafeína prepara o corpo para o esforço físico, favorecendo o aumento do foco e da concentração, e contribuindo para que os movimentos executados durante o exercício ocorram de forma precisa, eficiente e por um maior intervalo de tempo", explica.  

Entretanto, depender da cafeína para se manter em constante modo de alerta não é interessante. As causas da baixa energia ou disposição para os treinos precisam ser avaliadas por um nutricionista. A Clínica-Escola de Saúde Integrada UNINASSAU Redenção oferece atendimento com especialistas, por meio de consultoria nutricional. As consultas são realizadas de forma presencial ou por videochamada, sendo necessário que os interessados agendem atendimento pelo número (86) 3194-1819.

0 Comentários

Dê sua opinião: