06 de dezembro de 2024
Notícias

UFPI expulsa homem condenado por estuprar e matar Janaína Bezerra

Decisão foi assinada pelo reitor Gildásio Guedes e publicada quase dois anos após o crime que chocou a comunidade acadêmica.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oficializou a expulsão de Thiago Mayson Barbosa, estudante condenado por estuprar e matar a também aluna Janaína Bezerra dentro do campus da instituição. A decisão, assinada pelo então reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro, foi divulgada na última quinta-feira (21), quase dois anos após o crime ocorrido em janeiro de 2023.

FOTO: Captura de Tela.

Thiago, que era aluno do curso de Pós-Graduação em Matemática no Centro de Ciências da Natureza (CCN), foi penalizado com "desligamento" após um processo administrativo iniciado na unidade à qual estava vinculado. O relatório da sindicância, concluído em março de 2023, foi encaminhado às instâncias superiores, resultando na expulsão. Segundo a decisão, o estudante cometeu uma infração passível de ação penal, justificando a medida.

A defesa de Thiago tem o prazo de 10 dias para recorrer da decisão.


Relembre o caso

FOTO: Reprodução.

O crime ocorreu na madrugada do dia 28 de janeiro de 2023, após uma calourada na UFPI. Janaína Bezerra foi encontrada morta no campus, e Thiago Mayson foi preso no mesmo dia como principal suspeito. A investigação apontou que ele cometeu homicídio duplamente qualificado, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Em setembro de 2023, Thiago foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelos crimes.

0 Comentários

Dê sua opinião: