26 de outubro de 2025
Piauí

B.O Fácil registra mais de 36 mil atendimentos no Piauí

Serviço inovador permite solicitação de boletins de ocorrência diretamente pelo WhatsApp, com triagem feita por policiais civis.

O B.O Fácil contabiliza mais de 36 mil atendimentos registrados no Piauí desde seu lançamento, no final de junho. A plataforma  é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O sistema permite que cidadãos solicitem o registro de ocorrências diretamente pelo WhatsApp, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia.

Até o momento, foram realizados 15 mil boletins de ocorrência, a média diária de registros é de 136,6 boletins.

Foto: Ascom SSP-PI

O atendimento inicial é realizado por inteligência artificial, que recebe mensagens de texto ou áudio e conduz a coleta das informações essenciais, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Quando necessário, o sistema transfere o atendimento para um agente humano, garantindo suporte adequado para casos mais complexos ou delicados.  Após o envio das informações, a denúncia passa por uma triagem feita por policiais civis, que verificam a procedência do relato e confirmam se a ocorrência é de competência do estado do Piauí. Em seguida, o caso é encaminhado para os procedimentos adequados. Ao final do processo, o sistema gera automaticamente um protocolo em formato PDF, enviado ao usuário pelo próprio WhatsApp.

B.O Fácil oferece três tipos de serviços ao cidadão

  1. Registro de Boletins de Ocorrência: comunicação de crimes ou fatos relevantes à polícia de forma digital, sem necessidade de ir à delegacia;
  2. Canal 190 via WhatsApp: atendimento direto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com envio de localização para agilizar o deslocamento de equipes de segurança ou socorro;
  3. Denúncia anônima: envio de informações sobre crimes, suspeitas ou atividades ilícitas de forma totalmente sigilosa.

Foto: Divulgação

Para utilizar o B.O Fácil basta enviar as informações da ocorrência por meio do canal oficial no WhatsApp: 0800 086 0190.

0 Comentários

Dê sua opinião: