O B.O Fácil contabiliza mais de 36 mil atendimentos registrados no Piauí desde seu lançamento, no final de junho. A plataforma é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O sistema permite que cidadãos solicitem o registro de ocorrências diretamente pelo WhatsApp, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia.
Até o momento, foram realizados 15 mil boletins de ocorrência, a média diária de registros é de 136,6 boletins.
O atendimento inicial é realizado por inteligência artificial, que recebe mensagens de texto ou áudio e conduz a coleta das informações essenciais, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Quando necessário, o sistema transfere o atendimento para um agente humano, garantindo suporte adequado para casos mais complexos ou delicados. Após o envio das informações, a denúncia passa por uma triagem feita por policiais civis, que verificam a procedência do relato e confirmam se a ocorrência é de competência do estado do Piauí. Em seguida, o caso é encaminhado para os procedimentos adequados. Ao final do processo, o sistema gera automaticamente um protocolo em formato PDF, enviado ao usuário pelo próprio WhatsApp.
B.O Fácil oferece três tipos de serviços ao cidadão
- Registro de Boletins de Ocorrência: comunicação de crimes ou fatos relevantes à polícia de forma digital, sem necessidade de ir à delegacia;
- Canal 190 via WhatsApp: atendimento direto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com envio de localização para agilizar o deslocamento de equipes de segurança ou socorro;
- Denúncia anônima: envio de informações sobre crimes, suspeitas ou atividades ilícitas de forma totalmente sigilosa.

Foto: Divulgação
Para utilizar o B.O Fácil basta enviar as informações da ocorrência por meio do canal oficial no WhatsApp: 0800 086 0190.
0 Comentários
Dê sua opinião: