Redação Coluna bruna Carvalho
O Piauí recebeu, na última quinta-feira (23), do Ministério da Saúde, o primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina, recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença.
Ao todo, o estado foi contemplado com 224 frascos do medicamento, que foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para distribuição conforme os protocolos clínicos vigentes.
A entrega do novo medicamento ocorre durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama.

Foto: Divulgação
Sobre o medicamento
O Trastuzumabe Entansina é um tratamento de última geração, voltado para mulheres com câncer de mama HER2-positivo que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em estágios mais avançados (como o estágio III). Estudos indicam que a medicação pode reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com esse tipo de câncer, representando um avanço significativo na oncologia pública.
0 Comentários
Dê sua opinião: