29 de outubro de 2025
Piauí

Desmatamento ilegal no Piauí registra queda de 67,9% no primeiro semestre de 2025

Do primeiro para o segundo trimestre, o desmatamento caiu de 4,9 mil hectares para 4,6 mil, uma redução de 6,2%.

Redação Coluna Bruna Carvalho

No primeiro semestre deste ano, o desmatamento ilegal caiu 67,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme o levantamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com base em dados dos satélites Landsat e Sentinel. Foram mais de 20 mil hectares de área nativa preservados.

Foto: Ascom Semarh

Conforme os números, entre janeiro e junho de 2024, foram desmatados ilegalmente pouco mais de 29,6 mil hectares. Já neste ano, o desmatamento despencou para menos de 9,6 mil hectares — o melhor desempenho do estado nos últimos quatro anos. A tendência de queda se manteve mesmo dentro de 2025. Do primeiro para o segundo trimestre, o desmatamento caiu de 4,9 mil hectares para 4,6 mil, uma redução de 6,2%.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, lembra que o estado tem uma responsabilidade ambiental de peso. O Piauí ainda preserva grandes áreas de Mata Atlântica em estágio avançado de conservação e desempenha papel estratégico na proteção do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país.

 “Nosso compromisso é manter esse patrimônio natural de pé, garantindo que desenvolvimento econômico e preservação caminhem juntos”, completou.

0 Comentários

Dê sua opinião: