Para entendermos melhor vamos explicar o que é o bronzeamento natural. Esse procedimento é o ato de se expor ao sol durante um determinado tempo para alterar a cor da pele deixando-a mais escura. A relação do bronzeamento com a perda de peso é o sol, pois ele faz com que o organismo produza vitamina D, conhecida também como vitamina do sol que foi recentemente apresentada em mais de 3.000 estudos clínicos independentes realizados em todo o mundo comprovando a perda de peso.

A vitamina D, é um hormônio natural produzido pelo corpo quando exposto à luz solar ou adquirida através de dieta e suplementação, mostrou desempenhar um papel crítico no aumento da energia metabólica das células de gordura com benefícios mais rápidos para perda de peso. Existem muitas pesquisas que relacionam a obesidade com a baixa quantidade de vitamina D no organismo.

De acordo um estudo de Agnes Schmidt, ele informa que a obesidade é uma doença multifatorial e que possuem menores níveis séricos de vitamina D comparados a indivíduos não obesos e identificaram diversos fatores envolvidos nesta relação, tanto de forma direta, como indireta. Além de trazer vários benefícios, a vitamina D emagrece.

Mas como ela funciona no organismo, algumas pesquisas apontam que o seu consumo diminui os níveis de Cortisol (hormônio do estresse que está relacionado diretamente com o acúmulo de gordura localizada), promove o metabolismo e a quebra de gordura (Ela reduz a produção de paratireoide, acelerando o trabalho do fígado de quebrar a gordura e também inibindo a capacidade das células de gordura de crescerem), aumenta a saciedade (aumenta a quantidade de Leptina, que é um hormônio responsável por enviar ao cérebro as sensações de saciedade).

Além disso, a vitamina aumenta a imunidade, melhora a absorção de cálcio, previne infarto, diminui as chances de aborto. Há uma correlação positiva entre níveis séricos reduzidos dessa vitamina e o aumento da ocorrência de diversas enfermidades crônicas como câncer, doenças autoimunes, diabetes e obesidade.

Apesar de existirem várias formas nutricionais dessa vitamina, as mais conhecidas são o ergocalciferol (vitamina D2) de origem vegetal e o colecalciferol (vitamina D3) produzido na pele através de uma reação fotoquímica (por meio do sol). Ambas possuem formas diferentes de atuarem no organismo, por isso é importante a consulta de um especialista, pois nem todo mundo pode expor-se ao sol, além disso existem os horários específicos, tempo de exposição e áreas do corpo que podem ser expostas. Para aqueles que desejam ter um bronzeamento saudável, procure espaços e cosméticos com liberação da ANVISA e sempre consulte o seu dermatologista e cardiologista.
Fotos: reprodução
0 Comentários
Dê sua opinião: