03 de novembro de 2025
Brasil

Conceição Evaristo é a primeira personalidade homenageada em vida pela Flup

Festa será realizada entre os dias 19, 23 e 27 a 30 de novembro.

A escritora Conceição Evaristo já participou de diversas edições da Festa Literária das Periferias (Flup), no Rio de Janeiro, mas este ano, na 15ª edição, será de uma maneira diferente. Uma das mais importantes vozes da literatura contemporânea é a primeira personalidade homenageada, em vida, pelo festival.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Programação

Com o tema Ideias para Reencantar o Mundo: Escrevivências, Sonhos e Batidões, a Flup 2025 vai ocorrer entre os dias 19 e 23 e 27 e 30 de novembro, no Viaduto de Madureira, na Central Única das Favelas (CUFA), que entre outras atividades, recebe no primeiro fim de semana, o Festival Literário da Igualdade Racial (FLIIR), com mesas e oficinas dedicadas à valorização da literatura negra e indígena. Outro local é o Zê êne, que sedia as semifinais do Slam BR, Campeonato Brasileiro de Slam Poetry, realizando duas disputas intensas de poesia falada: a primeira das 19h às 21h, e a segunda das 21h30 às 23h30.

No segundo fim de semana, o Zê Êne fará atividades das editoras parceiras e a CUFA terá uma mostra especial dedicada ao cineasta britânico Steve McQueen. Tudo isso no bairro de Madureira, zona norte do Rio.

A programação da 15ª edição da Flup reúne autores, artistas e pensadores do Brasil, África, Caribe, América do Norte e Europa. Além de Conceição Evaristo, que participará de todos os dias da festa, Achille Mbembe, Ana Maria Gonçalves, Mireille Fanon Mendès-France, Eliana Alves Cruz, Steve McQueen entre outros. Nos shows já estão previstas as apresentações de Sandra Sá, Mano Brown, Luedji Luna, Jonathan Ferr e Majur. 

0 Comentários

Dê sua opinião: