Redação Coluna Bruna Carvalho
O Piauí está entre os estados que receberão lavanderias públicas, uma iniciativa do governo federal que visa reduzir a sobrecarga de trabalho doméstico que recai sobre as mulheres. Serão investidos R$ 1,3 milhão para a implementação de duas unidades no estado, nas cidades de Teresina e Parnaíba.
O anúncio foi feito pelo Ministério das Mulheres, que destinará R$ 13 milhões no total para a criação de 17 lavanderias comunitárias em todo o país.
A primeira unidade do Brasil já foi inaugurada em maio de 2025, em Caruaru (PE).
A iniciativa integra o Plano Nacional de Cuidados, uma política de estado sancionada no final de 2024.
"As lavanderias públicas são um exemplo concreto de como políticas de cuidado podem transformar vidas. Quando liberamos tempo para as mulheres, estamos devolvendo dignidade, autonomia e oportunidade de participação plena na sociedade", disse a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
As lavanderias são projetadas como centros comunitários. Contam com máquinas de alta eficiência, brinquedoteca para acolher as crianças enquanto as mães utilizam o espaço, e salas para oficinas e cursos gratuitos . O objetivo é liberar tempo para que as mulheres possam estudar, trabalhar ou ter momentos de lazer, além de oferecer qualificação profissional e acolhimento.
0 Comentários
Dê sua opinião: